
TRADIÇÕES

Halloween
Embora não seja uma tradição portuguesa, o “Halloween” está cada vez mais enraizado na nossa sociedade, e não podíamos deixar de assinalar esta época pela qual, uma grande maioria das crianças e jovens, se sentem “atraídos”. Assim no passado dia 5 promovemos um workshop de decorações de Halloween, com alguns materiais reutilizados, para que se pudesse decorar o local onde se realizou o fogo de conselho. Realizamos alguns jogos de teambuilding e, cada equipa teve tempo para preparar a sua atuação no fogo de conselho que se realizou depois do jantar.
O fogo de conselho começou com um desfile de trajes e, aos poucos, cada equipa apresentou a sua atuação, saindo como vencedora a equipa Tristão Vaz Teixeira composta pelas Escoteiras Laura e Maria João e pelos Lobitos Lince, Suricata, Joaninha, Beija-Flor e Raposa.
Pão-Por-Deus
O dia 6 foi dedicado à tradição do Pão-Por-Deus, esta sim uma tradição portuguesa, que infelizmente cada vez menos se pratica e, que tem um significado enorme pois promove a partilha.
O dia começou com um workshop sobre como confecionar o nosso tradicional Bolo do Caco, o qual agradecemos desde já à D. Maria José que se disponibilizou para nos ensinar. Cada um fez o seu bolo do caco que foi acompanhado por um delicioso caldo verde na hora do almoço.
Entretanto e, enquanto o pão cozia, as equipas foram pelas casas das redondezas pedir o Pão-por-Deus, onde até o nosso pároco recebeu a nossa visita e partilhou um pouco do que tinha. No final foi juntar tudo e dividir um pouco por todos, pois este é o maior propósito destra tradição.
Fez-se a avaliação final, que no geral foi muito positiva e atribuiu-se a classificação da atividade, desta vez a grande vencedora foi a equipa Tristão Vaz Teixeira, que recebeu o respetivo pin da atividade.
